A nova ISO 14001 indica a necessidade das organizações em identificar os aspectos e impactos além da fábrica, ou seja, durante a totalidade do ciclo de vida de seus produtos e/ou serviços. Em princípio, uma simples (mas cuidadosa) consideração das fases do ciclo de vida que podem ser controladas ou influenciadas pela organização seria o suficiente.

Esta exigência é a mesma atendida na primeira fase de um projeto de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV): a de definição de objetivo e escopo. Nesta etapa inicial, o encarregado pela ACV mapeia todos os processos da cadeia de valor, transformando-os em processos elementares conectados entre si por fluxos intermediários de produto. Paralelamente, identificam-se os aspectos ambientais mais relevantes, e com maior potencial de gerar impacto (que é o primeiro passo para organizar um inventário de ciclo de vida).

perspectiva

O ponto chave para as organizações evoluírem em sua política ambiental está na inserção desta visão e das informações adquiridas na estruturação do SGA, ou seja, a perspectiva de ciclo de vida no PDCA ou no procedimento de tomada de decisão.

Veja também: A nova 14001 Exige Ciclo de Vida