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Implementação e certificação são duas etapas diferentes que buscam a obtenção da qualidade total, mas para obter a certificação, é necessário à implementação primeiro. Feita por consultores de qualidade ou por consultorias especializadas.

O processo de implementação consiste na adequação de processos no modelo necessário para obter a certificação ISO 9001. Realizar a implementação pode demorar meses e até anos, dependendo do grau de dificuldade do processo e do tamanho da empresa.

Para assegurar a padronização, é necessário o cumprimento de algumas etapas como:

  • Identificar o contexto da organização
  • Identificar as partes interessadas pertinentes ao sistema de gestão;
  • Mapear os processos para que as empresas alcancem resultados de forma mais eficiente;
  • Definir a liderança;
  • Definir politica da qualidade;
  • Planejar sistema de gestão;
  • Analisar os recursos para atendimento do planejamento;
  • Operacionalizar;
  • Verificar o cumprimento dos objetivos ;
  • Corrigir eventuais problemas;

Após todas as etapas da implementação concluída, deve-se contratar um organismo certificador independente, que irá realizar auditorias para verificação da documentação condizente com os requisitos da ISO 9001. Se aprovado, o certificado será emitido, caso contrário, a organização terá que realizar as mudanças necessárias para conseguir chegar ao objetivo da certificação.

A certificação ISO 9001 não é fácil de obter, mas também não é impossível. É apenas um processo trabalhoso, mas que trarão melhorias que compensarão todo o esforço.

 

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Fonte:  Certificação ISO