ISO é a sigla de International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização). A ISO é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947. Esta organização é formada por representantes de 91 países, cada um representando um organismo de normas, testes e certificação.

A ISO tem como objetivo principal aprovar e promover o desenvolvimento de normas internacionais, testes e certificação de empresa e produtos, sendo as principais normas relacionadas ao modelo de gestão da qualidade.

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No Brasil, estas normas são compostas pela sigla NBR, sendo criadas e gerenciadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

As normas mais conhecidas são:

ABNT NBR ISO 9000 – Sistema de Gestão da Qualidade (Fundamentos e Vocabulário)
ABNT NBR ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade (Requisitos)
ABNT NBR ISO 9004 – Gestão para o Sucesso Sustentado de uma Organização (Uma abordagem de Gestão da Qualidade)

A ISO 9000 é uma série de cinco normas internacionais sobre o gerenciamento e a garantia da qualidade, que compreende a ISO 9000, ISO 9001, ISO 9002, ISO 9003 e ISO 9004.

A ISO 9000 tem por objetivo fornecer um conjunto de requisitos que, bem implementados, garantem mais confiança de que a organização é capaz de fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e as expectativas de seus clientes, e que estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.

Embasadas na ISO 9000, temos as ISO 9001, ISO 9002 e a ISO 9003, estas três normas da qualidade podem ser entendidas pela diferença entre suas abrangências. A mais abrangente, a ISO 9001, incorpora todos os 20 elementos de qualidade da norma da qualidade; a ISO 9002 possui 18 daqueles elementos e a ISO 9003 tem 12 elementos básicos.

A norma ISO 9001 é utilizada pelas companhias para controlar seus sistemas de qualidade durante todo o ciclo de desenvolvimento dos produtos, desde o projeto até o serviço. É uma norma considerada crítica para os clientes que se apoiam em produtos isentos de erros.

A norma ISO 9002 é usada por companhias às quais a ênfase está na produção e na instalação. Esta norma da qualidade pode ser utilizada por uma empresa cujos produtos já foram comercializados, testados, melhorados e aprovados. Estas companhias focalizam seus esforços para a qualidade na conservação e no melhoramento dos sistemas da qualidade existentes, em lugar de desenvolverem sistemas da qualidade para um produto novo.

A norma ISO 9003 é dirigida para companhias nas quais sistemas abrangentes da qualidade não são tão primordiais ou necessários. Como, por exemplo, as fornecedoras de mercadorias, nestes casos, a inspeção e o ensaio final do produto seriam suficientes.

Para uma empresa receber qualquer certificado da ISO, ela deve passar por um projeto com diversas fases, para garantir que a implementação seja feita corretamente.

A implantação das normas ISO pode ser realizada por qualquer empresa, desde que se adeque às regras necessárias para obtenção do certificado.

Certificação ISO é mais uma garantia ao cliente de que o estabelecimento, independente do serviço ou produto oferecido, tem seu processo embasado em controles e boas práticas de qualidade.

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Fonte:  Certificação ISO | ABNT | Sobre Administração