A ISO 14001 é uma norma internacional que permite que as empresas criem e implementem um Sistema de Gestão Ambiental . As empresas que usam essa estrutura para estabelecer suas próprias metas de desempenho juntamente com os procedimentos, sistemas e análises para garantir operações comerciais sustentáveis ​​e implementar com sucesso o padrão.

Ele pode ser combinado de forma eficaz com outros padrões do sistema de gestão, principalmente com a tão conhecida em particular, a ISO 9001 – ajudando a estabelecer um sistema de gerenciamento completo para as organizações, não apenas alcançarem seus objetivos, mas também implementarem políticas de melhoria contínua.
Quem deve considerar a ISO 14001?

Como todos os padrões reconhecidos mundialmente, a ISO 14001 é muito popular devido à sua natureza genérica, o que a torna adequada para todos os tipos de negócios. Do escritório que busca reduzir o consumo de energia, para a grande fábrica que quer remover o desperdício de seus processos – esse padrão é uma das formas mais importantes para as empresas se tornarem ecologicamente corretas, sem passar por dispendiosas investigações ambientais.
Também está se tornando um método cada vez mais popular para as organizações obterem credenciais ecológicas.

Quais são os benefícios da ISO 14001?

Talvez você esteja se perguntando: por que uma empresa deve implementar a ISO 14001? Existem vários benefícios, veja alguns:

  • Custos reduzidos de energia e material – escolhendo fontes de energia renováveis ​​e comprometendo-se com menos resíduos internos, os processos de produção tornam-se mais eficientes e econômicos. Segundo alguns pesquisadores, esse é o benefício número um para que uma empresa adote um Sistema de Gestão ambiental.
  • Custos reduzidos de gerenciamento de resíduos – com menos desperdício produzido pela empresa, os custos de remoção de resíduos e processamento externo são cortados significativamente. Durante a implementação, as empresas podem criar uma estrutura que lança todas as etapas de seu manuseio de resíduos sob o microscópio, desde o armazenamento até a rotulagem e, finalmente, o transporte e o descarte.
  • Cumprimento contínuo da legislação – A ISO 14001 trabalha em conjunto com suas responsabilidades regulatórias, garantindo que sua empresa atinja as metas ambientais estabelecidas pelo governo local e nacional. Com as multas aumentando para as empresas que estão em dificuldades com suas obrigações ambientais, juntamente com a má publicidade que isso pode causar, nenhuma organização pode ignorar seu impacto ambiental.
  • Prêmios de seguro reduzidos – porque há menos risco de um negócio certificado criar um incidente ambiental ou ser considerado responsável devido a negligência em casos de danos ecológicos.
  • Melhor imagem da empresa e comercialização – um artigo na Forbes mostra que, embora os clientes não estejam dispostos a pagar mais por um negócio ecológico, agora esperam que a sustentabilidade seja uma linha de base. Se uma empresa não estiver cumprindo suas metas ecológicas ou promulgar qualquer tipo de mudança ambiental positiva, os clientes provavelmente punirão essa organização e comprarão em outro lugar.
  • Pré-qualificação em processos licitatórios – alguns contratos comerciais exigirão que sua organização demonstre uma adesão aos padrões ambientais. A ISO 14001 geralmente pode pré-qualificar você para esta parte do processo de inscrição.

ISO 14001 para o seu negócio

Se você quiser saber mais sobre como a ISO 14001 pode beneficiar especificamente sua empresa ou se deseja iniciar o processo de implementação, entre em contato com nossa equipe de especialistas para obter suporte.

MRG – Negócios
Rua Conde de Bonfim, 112, sala 602- Tijuca, Rio de Janeiro
Telefones:

Ligue agora

(21) 3085-6069

(21) 9 8790-7749

cmello@mrgn.com.br

claudiamello@mrgn.com.br