A ISO 9001 é reconhecida, internacionalmente, como o melhor padrão de gerenciamento de qualidade do mundo.

Fato este que mais de 1 milhão de organizações, em mais de 170 países, já implementaram e aprovaram os direcionamentos deste padrão de qualidade.

Mas o que faz esta norma ser tão eficiente e vantajosa para as empresas?

E afinal, o que é a ISO 9001? Quais são os seus benefícios? Quanto leva para uma empresa obter a certificação?

Neste post tentaremos responder essas e outra perguntas pertinentes a norma.

O que é a ISO 9001?

A ISO 9001 é um padrão de qualidade que fornece uma estrutura e um conjunto de princípios que garantem uma abordagem de senso comum ao gerenciamento da sua organização para satisfazer os clientes e outras partes interessadas.

Em termos simples, a certificação ISO 9001 fornece a base para processos eficazes e pessoas efetivas para entrega de um produto ou serviço eficaz.

O controle de qualidade é a chave para qualquer empresa que deseja obter sucesso. E ISO 9001 pode você a desempenhar esse papel de forma prática e consistente.

Quais são os principais benefícios?

Veja alguns benefícios que sua empresa pode ter com a ISO 9001:

ECONOMIA DE RECURSO – melhora os processos internos da empresa, diminuindo o retrabalho e o desperdício, além de aumentar a qualidade do produto.

MELHOR ORGANIZAÇÃO – As informações passam a fluir de um setor para outro de forma organizada. Os problemas que travam a organização passam a ser identificados, tratados e até mesmo eliminados.

AUMENTA A SATISFAÇÃO DO CLIENTE – Com um requisito destinado à satisfação do cliente, a norma ISO 9001 assegura que as necessidades dos clientes sejam consideradas e atendidas.

MELHOR DESEMPENHO – A ISO 9001 alavanca a reputação da empresa, pois demonstra que a organização é comprometida com padrões internacionais reconhecidos.

Qual o prazo para obter a certificação ISO 9001?

Essa é uma pergunta muito frequente de empresas que desejam obter a certificação ISO 9001.

E a resposta a esse questionamento é RELATIVA.

Normalmente, o prazo para implementação da ISO 9001 é de 06 meses a 1 ano. Entretanto, vale ressaltar, que esse tempo depende de algumas características, como: tamanho da empresa, comprometimento e envolvimento da equipe e, principalmente da qualidade/experiência da consultoria contratada para apoiar o processo.

Para definir prazos, é importante conversar com um consultor e avaliar qual é a realidade do seu negócio.

Qual é o custo para obter a certificação ISO 9001?

O custo para obtenção da ISO 9001 depende de vários fatores, como por exemplo : tamanho da empresa, método de implementação escolhido, quantidade de processos definidos para o escopo da certificação e etc.

É possível implementar o padrão da ISO 9001:2015 sozinho, sem ajuda de uma empresa especializada, mas o risco de se gastar muito mais do que o planejado é grande.

Dificilmente, uma empresa que não esteja familiarizada com SISTEMAS DE GESTÃO, conseguirá passar na auditoria para obter a certificação.

O importante é ter em mente que, muitas vezes, o barato sai caro, e nesse caso, é importante contar com o apoio de uma consultoria especializada que tenha experiência e ofereça todo o apoio necessário para garantir um processo de certificação de qualidade.

A obtenção da certificação ISO 9001:2015 coloca a sua empresa em um grupo muito seleto. Muitas empresas na hora de fechar certos tipos de contrato, exigem este selo de qualidade.

A certificação ISO 9001, certamente, abrirá novos mercados com os quais você praticamente não podia fazer negócios antes de obtê-la.

Se você quiser saber mais sobre como a ISO 9001 pode beneficiar especificamente sua empresa ou se deseja iniciar o processo de implementação, entre em contato com nossa equipe de especialistas para obter suporte clicando aqui.